fevereiro 17, 2023

Opinião: Inês de Castro, de Isabel Stilwell


Autor: Isabel Stilwell

Editora: Planeta de Livros

Ano: 2021 (4ª ed.)

N.º Pág.: 486

ISBN: 978-989-777-509-3

 

E eu que pensava que não gostava de romances históricos... Não conhecia era a escritora certa para mim!




Este livro foi explorado em Leitura Conjunta no canal "Livros? Gosto" de Maria João Covas.

Nunca tinha lido nada de Isabel Stilwell e não era propriamente a aluna que gostava de História nos tempos de escola, tirando o programa do 9º ano da altura, onde se falava bastante de História de Arte e dos tempos de Salazar e o 25 de Abril. Mas esta foi leitura foi uma experiência totalmente diferente!

Claro que, e novamente regressando à escola, tinha conhecido duas versões de Inês de Castro. Por um lado, nos Lusíadas, onde temos a versão apaixonada de Inês, vítima da ira de Afonso IV; por outro, dos livros de História, Inês surge como uma galega nobre que, ao ter filhos de D. Pedro, poria em causa a descendência do reinado para D. Fernando I, filho de D. Pedro e D. Constança.

Então, teremos no livro de Isabel Stilwell a primeira versão apaixonada ou uma versão mais estratégica e ambiciosa de parte de Inês? Nenhuma delas. O livro vai muito além disso: Aqui é dada a Inês, uma complexidade, várias camadas a descobrir. Não temos, como numa fantasia, a personagem boazinha ou a má-da-fita.

Já D. Pedro, ao contrário do que a série "Inês e Pedro" de Moita Flores mostrou, apresenta-se como um homem frágil, subjugado pelo Pai, excluído de todos os assuntos do reino e dominado pela sua gaguez. Alguém que não consegue afirmar-se e defender aquilo que quer.

Mas, além de Inês, que conhecemos desde a infância, temos outra mulher forte neste romance histórico. Uma mulher sensata, apaziguadora e que, se fosse dada voz às mulheres nesse tempo, mostraria com certeza o caminho correto a seguir. Mas, para descobrirem de quem estou a falar, convido-vos a descobrir o livro!

Resumindo, foi uma leitura muito interessante, contada a um bom ritmo apesar das suas quase 500 páginas, uma descoberta que me arrebatou! 

Gostei tanto da escrita de Isabel Stilwell que, na última Feira do Livro, já comprei mais um romance histórico dela e, daqui a uns anos, talvez tenha a coleção inteira 😄 Tenho a certeza que vão ser todas leituras muito enriquecedoras!

 

Primeiro capítulo disponível aqui: Planeta de Livros

 

Pontuação: 9/10

 

(publicado pela primeira vez na plataforma Sapo)

Sem comentários:

Enviar um comentário